Neste post eu quero te mostrar 3 atletas famosos que já passaram (ou ainda passam) por crises de pânico. Meu objetivo aqui é mostrar que mesmo profissionais do esporte de alto rendimento (ricos, famosos, importantes, etc.) estão suscetíveis à doenças psicológicas como eu, você e outras milhares de pessoas. Por favor tire alguns poucos minutos do seu dia para conferir junto comigo os episódios desses atletas.
Antônio “Cara de sapato” – MMA
Antônio Carlos Junior também conhecido como “Cara de Sapato”. Ele foi simplesmente campeão mundial de jiu-jitsu em 2011 e campeão de um reality show da Globo chamado The Ultimate Fighter Brazil 3 na categoria peso pesado Os mais viciados em MMA certamente vão lembrar dele, mas se você não o conhece também não tem problema.
Em 2014 ele deu uma entrevista para um canal no Youtube chamado “Sem Transtorno!” onde fala abertamente sobre os episódios, gatilhos, medicações, etc. É muito legal mesmo! Deixo abaixo o link para essa entrevista.
Kevin Love – Basquete
Famosíssimo jogador americano de basquete da NBA (liga americana de basquete). Kevin Love revelou publicamente que passou por uma crise de pânico durante um jogo em novembro de 2017.
Várias matérias foram feitas detalhando o caso, porém minha sugestão é que você assista a entrevista que o canal americano “In depth with Graham Bensinger” fez com o jogador. Infelizmente o vídeo está em inglês e não consegui encontrar uma versão com legendas (ótima oportunidade para praticar, hein?!).
Destaco que um pedaço do vídeo me chamou muito a atenção. Durante a entrevista Kevin fala de sua preocupação na época pelo fato da crise ter acontecido em um local público com 24.000 pessoas. O entrevistador questiona, então, o motivo de Kevin se incomodar com o fato das pessoas descobrirem. Imediatamente o jogador responde: “Porque são coisas que você não compartilha, especialmente sendo homem”. A entrevista é muito interessante mesmo e tem duração de 7 minutos.
Lyanco – Futebol
Jogador brasileiro de futebol, Lyanco é hoje zagueiro do Atlético Mineiro. Após um jogo contra a equipe do Fluminense, o atleta deu uma entrevista bem forte revelando conviver com episódios de pânico e usar medicações. Abaixo eu deixo o pedaço da entrevista em que Lyanco fala mais sobre a doença. O vídeo é bem curto (1 minuto e 39 segundos), mas ao mesmo tempo muito rico.
Então…
Enfim, como mencionei no começo do texto, o objetivo desse post é te mostrar que qualquer pessoa (até mesmo atletas famosos e super bem sucedidos) podem passar por crises de pânico. Eu poderia citar alguns outros também, como o jogador de futebol americano já aposentado Earl Campbell (um dos melhores da história), porém o post ficaria muito longo.
É claro que aqui no blog você confere outras muitas histórias (minhas, nesse caso) com episódios de pânico. Espero que todos esses depoimentos possam ajudar de alguma forma. Te vejo no próximo texto!